You're in: ST Importações - Blog
O Brasil e a China são dois países com características semelhantes em seu desenvolvimento econômico, especialmente durante a última década, onde têm visto um rápido crescimento e uma base industrial em expansão, embora isto tenha desacelerado no Brasil desde meados de 2011.
Neste artigo, vamos abordar o processo de importação da China para o Brasil, desde o que é importado normalmente, formas de importar em atacado, modais mais comuns e como encontrar um fornecedor chinês e os principais portos de despacho no país.
Você quer saber qual taxa de importação e impostos devem ser pagas para importar produtos da China? Então, você está no lugar certo. Aqui no blog, elaboramos um artigo completo: Taxa de importação: considere essas taxas e impostos ao fazer um orçamento de importação“, com panorama das alíquotas praticadas no Brasil hoje, bem como uma base de cálculo detalhada e dicas de como classificar seus produtos.
Para que este artigo não se torne algo repetitivo para os leitores recorrentes, recomendo que leia os detalhes sobre as taxas no artigo citado acima, pois a importação da China para o Brasil, respeitam as mesmas leis e regras gerais praticadas no país.
As principais exportações para a China são produtos básicos, tais como, soja, minério de ferro e petróleo. O Brasil também exporta produtos semi-manufaturados – bens que já são industrializados, mas que ainda passaram por novos processos de industrialização no país de destino.
Em contrapartida, os produtos manufaturados representaram a maior parte das importações do Brasil feitas da China, em especial máquinas, eletrônicos e aparelhos elétricos, assim como suas partes, tiveram um crescimento relevante nos últimos anos.
O tempo de transporte vai depender do tipo de modal utilizado, podendo ser por meio aéreo ou marítimo. Embora sejam mais utilizados os famosos “contêineres da china” nessa origem. Neste caso de transporte marítimo, o tempo de viagem médio é de 45 dias.
Caso opte pela importação no modal aéreo, a carga levará em média 7 dias. Importante, entretanto, ressaltar que esse período é apenas do transporte em si. Não levando em conta o tempo de transporte rodoviário entre a fábrica (origem da carga) e o aeroporto de embarque, ou porto, se for de navio, além do processo de desembaraço de exportação. Assim, o tempo total de traslado poderá variar de acordo com o tipo de transporte, distância dos fornecedores até os terminais de portos ou aeroportos e também volume de cargas nos terminais escolhidos para despacho.
Há muitas empresas e modais de frete internacional diferentes, no caso os importadores e comerciais da China para o Brasil, podem escolher o que mais se adapta a realidade da sua mercadoria.
E falando das formas de transporte, lembre-se de procurar um agente de carga ideal que possa auxiliá-lo em todo o processo. Bem, por essa razão, vamos agora olhar para os procedimentos e acordo de remessas mais comuns, veja a seguir:
Este modo de envio refere-se à fusão de diferentes remessas que, por sua vez, permite que os contêineres sejam totalmente utilizados. A essência do transporte marítimo LCL é apenas reduzir os custos e também o tempo de trânsito. A LCL significa menos, do que o carregamento de contêineres, o que mostra porque faz sentido consolidar todas as cargas pequenas em um único contêiner.
Isto se refere à carga completa do container, o que significa simplesmente que você tem todo o espaço no container para si mesmo. Portanto, você não precisará compartilhar seu contêiner com nenhum outro expedidor para esse fim. E, neste caso, você tem a liberdade de encher totalmente ou parcialmente o contêiner antes de enviá-lo.
O transporte de porta em porta é também o outro modo comum de transporte de importações da China para o Brasil que está recebendo um grande impulso. Na maioria dos casos, você verá que existem empresas específicas que oferecem estes serviços. Essa é indiscutivelmente uma das melhores formas de embarque de importações, uma vez que você terá o mínimo de trabalho possível na obtenção de seu embarque.
A expedição OOG refere-se a contêineres fora do gabarito, que significam apenas cargas que têm dimensões que excedem as de um contêiner comum. É bastante caro, visto que ocupará o espaço de outro ou outros contratantes desses contêineres. Portanto, esta é a maneira de importar produtos da China que são fora das dimensões habituais. O bom é que ela permite que você obtenha a mercadoria sem compartilhamento do espaço e com mais segurança.
Esta é uma das melhores maneiras que muitos importadores utilizam para enviar produtos da China para o Brasil sem esforço. Este método não exige que o varejista mantenha as mercadorias em estoque. Entretanto, o varejista transfere todos os pedidos dos clientes, bem como os detalhes para o embarque para o fabricante, atacadista ou outro varejista. Portanto, serão estes terceiros que enviarão o produto em particular diretamente para o cliente.
Isto se refere a um modo de transporte de cargas refrigeradas especialmente projetado para o transporte de produtos perecíveis. Alguns importadores enviam produtos alimentícios que são de certa forma altamente perecíveis. Portanto, o transporte de tais itens requer um sistema integrado de controle de temperatura. Com isso, você poderá utilizar navios apropriados para transportar uma ampla gama de produtos refrigerados da China para o Brasil.
A China tem 34 portos principais e mais de 2.000 portos menores. Além de, ocupar 7 posições entre os 10 principais portos do mundo. Os maiores são principalmente portos marítimos (exceto portos como Xangai, Nanjing e Nantong ao longo do Yangtze e Guangzhou no delta do rio Pérola), que se abrem para o mar Amarelo (Bo Hai), estreito de Taiwan, rio Pérola e Mar do Sul da China. A maioria das grandes cidades da China também possuem portos ou são facilitados por um porto próximo.
Conheça a lista do mais importantes portos da China que estão entre os principais do mundo na tabela a seguir:
Se você está começando a se aventurar no mundo das importações internacionais e ainda não possui bons fornecedores no mercado Chinês, você pode confiar na equipe da ST Importações, que presta serviços de logística door-to-door, e que inclui desde a contratação de frete e seguro, transporte internacional e desembaraço aduaneiro até a entrega da mercadoria ao destinatário final.
Esse processo é burocrático, complexo e pode ser muito custoso. A ST Importações faz isso tudo para você. Nossos especialistas desenvolvem soluções sob medida para suas necessidades, com segurança e o menor custo. Todas as etapas da operação são acompanhadas por um analista experiente que informa para você o status do seu pedido online, desde a compra até a chegada ao destino final.
Photo by Timelab Pro on Unsplash