Você está em: ST Importações - Blog

Banco do Importador: formas de pagamento na importação

Banco do Importador: formas de pagamento na importação

Existem muitas dúvidas de como realizar o pagamento de uma remessa de importação adquirida no exterior. Vamos nos concentrar em explicar o funcionamento da carta de crédito e cobrança documentária, realizadas pelos bancos dos importadores, assim como, o procedimento de cada uma delas.

Carta de crédito na importação

As cartas de crédito são procedimentos que podem assegurar as transações de comércio internacional. Esse procedimento serve como um compromisso firmado entre o banco do importador (comprador), cujo pagamento será feito ao beneficiário (exportador). Contanto que os termos e condições indicados na carta de crédito tenham sido cumpridos, conforme evidenciado pela apresentação de documentos especificados. Uma carta de crédito emitida por um banco nacional é às vezes confirmada por um banco do país de origem da mercadoria.

Esta confirmação significa que o banco estrangeiro (o banco confirmante) adicionou sua promessa à do banco nacional (o banco emissor) para pagar ao exportador. Se uma carta de crédito não for confirmada, ela é no mínimo “aconselhada” por um banco estrangeiro, e assim o documento passa a ser chamado de carta de crédito aconselhada.

Uma carta de crédito pode ser irrevogável, o que significa que ela não pode ser alterada a menos que ambas as partes concordem. Em alguns casos, ela pode ser revogável, para que qualquer uma das partes possa unilateralmente fazer mudanças, porém é desaconselhável, porque acarreta muitos riscos para o importador.

Para agilizar os pagamentos é possível utilizar transferências eletrônicas. Para isso, você deve consultar o banco do importador sobre as taxas, condições e procedimentos para tais serviços.

O procedimento de uma carta de crédito

Veja quais são as etapas para criação e utilização uma carta de crédito:

  • Após o importador e o vendedor terem acordado os termos de uma venda, o comprador faz com que seu banco abra uma carta de crédito que especifica os documentos necessários para o pagamento. O importador deve determinar os documentos a serem elencados.
  • O banco do importador emite (abre) sua carta de crédito irrevogável e inclui todas as instruções ao vendedor relacionadas com o embarque.
  • O banco do comprador envia a carta de crédito irrevogável a um banco e solicita confirmação. O importador pode solicitar que um determinado banco seja o banco de confirmação ou escolher um banco correspondente no país de origem da mercadoria.
  • O banco selecionado prepara uma carta de confirmação para encaminhar ao importador, juntamente com a carta de crédito irrevogável.
  • O importador deve analisar cuidadosamente as condições da carta de crédito. O agente de frete do comprador é contatado para garantir que a data de embarque possa ser cumprida. Se o vendedor não puder cumprir as condições, o cliente deve ser alertado imediatamente, para que seja feito uma revisão ou aditivo na carta de crédito.
  • O exportador faz um acordo com o agente de carga para entregar a mercadoria no porto ou aeroporto apropriado.
  • Quando a mercadoria é carregada a bordo do transportador escolhido, o agente de carga completa a documentação necessária.
  • O exportador (ou o agente de carga) apresenta os documentos, comprovando o cumprimento integral das condições da carta de crédito, ao banco confirmador.
  • O banco analisa os documentos. Se estiverem em ordem, os documentos são enviados ao banco do comprador para revisão e depois transmitidos ao comprador.
  • O comprador (ou o agente do comprador) usa os documentos para reivindicar a mercadoria.
  • A carta de crédito é acompanhada de um rascunho de vista ou de tempo. Um saque de tempo é pago na apresentação; um saque de tempo é pago dentro de um período de tempo especificado.

Dicas sobre o uso de Cartas de Crédito

Ao preparar cotações para realizar uma importação, deve-se ter em mente que os bancos pagam apenas o valor especificado na carta de crédito – mesmo que sejam incorridos e documentados custos mais altos de remessa, seguro ou outros fatores.

Ao solicitar uma carta de crédito, você deve comparar cuidadosamente os termos da carta com os termos da cotação pro forma. Esta etapa é extremamente importante, porque se os termos não forem cumpridos com precisão, a carta de crédito pode ser inválida e você pode não receber sua mercadoria. Se o cumprimento dos termos da carta de crédito for impossível, ou se alguma das informações estiver incorreta ou mesmo mal escrita, o cliente deve entrar em contato imediatamente e solicitar uma emenda ao documento.

Os documentos devem ser apresentados até a data especificada. Para garantir que a carta de crédito seja cumprida, o fornecedor pago e a mercadoria enviada. Você deve verificar com seu banco do importador ou internacional se haverá tempo suficiente para realizar todas as etapas da transação firmada, podendo solicitar que a carta de crédito especifique que envios parciais e transbordos serão permitidos. A especificação de práticas aceitáveis pode evitar problemas imprevistos no último minuto.

Lembre-se: familiarize-se com as diferentes ferramentas e opções de pagamento internacional, podem te poupar tempo e dinheiro e aumentar sua segurança.

Antes de solicitar uma carta de crédito

As cartas de crédito são um dos instrumentos de pagamento mais seguros disponíveis, mas podem ser trabalhosas e relativamente caras devido às taxas bancárias. Elas são recomendadas para uso em situações de maior risco, quando o crédito do importador não é aceitável ou não está disponível, quando se trata de uma relação comercial nova, menos estabelecida ou quando são solicitadas condições de pagamento estendidas.

Os documentos exigidos são detalhados e propensos a erros e discrepâncias. Para evitar atrasos de pagamento e taxas extras, os documentos exigidos pela carta de crédito devem ser preparados por profissionais treinados.

Além disso, o importador deve consultar seu banco antes que o exportador solicite a carta de crédito. Pergunte sobre:

  • Que tipo e tamanho de transações de importação são adequados para uma carta de crédito?
  • Quanto custa uma carta de crédito? Quem paga as taxas?
  • Como são resolvidas as disputas entre importador e exportador?

Como solicitar uma Carta de Crédito

  • O importador e seu banco devem estar satisfeitos com a solvência do banco do exportador. Uma vez concluído o acordo de vendas, o importador solicita ao seu banco a abertura de uma carta de crédito em favor do exportador.
  • O banco do importador emite a carta de crédito utilizando os termos e condições do acordo de vendas e a transmite ao banco do exportador. O banco do exportador revisa e aprova a carta de crédito e a envia para o exportador.
  • O exportador envia a mercadoria da maneira prevista na carta de crédito e submete os documentos necessários ao banco do exportador.  Um agente de carga pode ser utilizado para auxiliar neste processo.
  • O banco do exportador verifica os documentos para o cumprimento dos termos e condições da Carta de Crédito. Quaisquer erros e discrepâncias nos documentos devem ser emendados e reapresentados. Após a aprovação, o banco do exportador submete os documentos de conformidade ao banco do importador.
  • O banco do importador libera o pagamento para o banco do exportador. A partir disso o banco do exportador libera os documentos necessários para o importador realizar o procedimento de embarque da mercadoria e desembaraço aduaneiro.

O que é cobrança documentária

O método de pagamento de cobranças documentárias é uma abordagem utilizada para a importação de mercadorias. Geralmente recomendado em situações onde existe uma relação comercial estabelecida e contínua com um vendedor confiável, este método pode simplificar sua transação internacional, oferecer pagamento mais rápido e reduzir custos quando comparado com cartas de crédito.

Em uma transação de cobrança documentária, os bancos facilitam a importação, por meio da troca de documentos de embarque para pagamento. Entretanto, os bancos não verificam se os documentos são precisos e não garantem o pagamento como fazem com as cartas de crédito. Como resultado, as cobranças documentárias são recomendadas apenas para relações comerciais estabelecidas em mercados econômica e politicamente estáveis.

Embora haja vários benefícios no método de pagamento de cobranças documentárias, cada transação de importação é única. Recomendamos que você consulte o seu banco importador antes de seguir adiante.

Como é feita a cobrança documentária

Abaixo está o processo passo-a-passo:

  • A venda é feita quando o comprador e o vendedor concordam sobre o valor a ser pago, os detalhes de remessa, e que a transação será uma coleta documental. Então, o exportador entrega a mercadoria no porto ou local de onde a mercadoria será exportada, que geralmente é através de um agente de carga.
  • Os documentos são preparados e enviados ao banco do exportador, que também é conhecido como banco remetente. O banco do exportador então encaminha os documentos para o banco do importador, que é conhecido como o banco coletor.
  • O banco do importador ou do comprador recebe os documentos e notifica o comprador que os documentos foram recebidos. O banco do comprador solicita o pagamento do comprador em troca dos documentos.
  • Uma vez que o banco do comprador tenha sido pago, ou o banco do comprador tenha aceitado a ordem de pagamento, o banco libera os documentos para o comprador. O comprador usa os documentos para recolher a mercadoria.

Você ainda tem dúvidas quanto a melhor forma de realizar as suas transações internacionais? A ST Importação tem tradição em comércio exterior no Brasil, desde 1998. Com sede no Rio de Janeiro e centros de distribuição em São José em Santa Catarina e Suape em Pernambuco.

A ST Importações realiza operações de importação desde a coleta na origem até a entrega da carga, de ponta a ponta para os mais diversos segmentos da indústria. Por fazer parte do grupo Americanas S.A., a empresa tem expertise diferenciada no segmento do varejo.

Se precisa de um suporte de confiança na sua importação, fale conosco.

Foto de Scott Graham na Unsplash