Você está em: ST Importações - Blog

Importação lucrativa: o que isso significa?

Importação lucrativa: o que isso significa?

Melhorar a rentabilidade das operações de importação, pode estar relacionada a redução de custos, aumentar o faturamento e maior produtividade. Além de, auxiliar na escalabilidade do seu negócio. Veja a seguir dicas de produtos mais rentáveis para importar, formas de negociar com seus fornecedores e como aumentar a lucratividade dos seus melhores clientes.

Os produtos mais rentáveis para importar

A China é um grande produtor de mercadorias únicas e baratas. Ao adquirir os itens certos para importar e vender, as mercadorias chinesas podem ser usadas para impulsionar a lucratividade e o crescimento, gerando altas margens.

Identificamos os 5 itens mais lucrativos para importar da China (com base na margem de lucro, demanda e outros fatores) e elaboramos um guia para ajudá-lo no seu negócio.

1. Adesivos Hidrocolóides

Este produto ocupa o segundo lugar na categoria Beleza e Cuidado Pessoal na lista dos mais comprados do site Amazon e reúne milhares de buscas sob as palavras-chave “adesivo para acne”. Graças à sua composição simples e leve, os adesivos hidrocolóides podem ser comprados e importados de vendedores chineses por centavos cada pacote.

2. Película de vidro para telas de celulares

Elas são ótimas protetoras para telas e geram um lucro saudável, ainda que, alguns dados de volume de pesquisa mostram que certos modelos são investimentos mais inteligentes do que outros. Atualmente, os protetores iPhone 12 e iPhone 13 são os mais procurados, mas tenha cuidado com um mercado em mudança à medida que novos modelos são lançados.

3. Ring Light

Os ring lights ou luzes de selfie são populares entre os usuários das mídias sociais, fotógrafos casuais e profissionais. Muitos destes produtos vêm com um suporte que eleva o telefone do usuário, mas alguns apenas fornecem uma luz em forma de anel. Outras características são opcionais, como ajuste de intensidade e temperatura da luz.

Estes produtos são um pouco mais robustos do que outras recomendações em nossa lista, o que pode complicar o envio. Mas sua demanda e suas altas margens fazem das luzes de anel, dignas de consideração.

4. Rolinho Facial

Muitos deles utilizam a pedra jade, pois mantêm a temperatura melhor do que outras substâncias e proporcionam uma estética atraente. Claro que, neste caso, a pedra possui uma qualidade inferior ao material das jóias, o que permite a sua fabricação e importação a um preço altamente acessível.

5. Suporte veicular de celulares

Os suportes telefônicos para carros vêm em uma grande variedade e estilos, dando a você uma chance maior de atrair compradores, apesar da grande concorrência. O preço de varejo pode variar dependendo das características, mas quase todos esses produtos são pequenos, fáceis de enviar e de revender.

Formas de aumentar a rentabilidade do negócio

Há quatro áreas-chave que podem ajudar a impulsionar a rentabilidade. Estas são a redução de custos, o aumento da produtividade e eficiência. Você também pode tentar vender mais para os seus melhores clientes e negociar com bons fornecedores. Nos próximos tópicos explicaremos cada uma delas, bem como avaliar a lucratividade do seu negócio, de forma a proporcionar maior crescimento e resultados.

Gerencie seus custos

Uma gestão próxima de seus custos pode impulsionar sua rentabilidade. A maioria das empresas pode encontrar algum desperdício para reduzir, é importante não cortar custos em detrimento da qualidade de seus produtos e serviços.

Você já examinou suas principais áreas de custos? Veja como considerá-las:

  • Fornecedores: você está obtendo o melhor negócio dos fornecedores? Você pode negociar margens ou prazos melhores antes de pensar em mudar de fornecedor. Você pode conduzir melhores negócios consolidando sua base de fornecedores. Você pode comprar, conforme for tendo demanda, para fazer um uso mais eficaz de seu capital de giro.
  • Finanças: você precisa rever suas operações financeiras? Elas estão nas condições mais competitivas disponíveis? Você está usando algum empréstimo ou possui algum financiamento a juros para mantê-las circulando?
  • Instalações: você já examinou se está tirando o máximo proveito de seu espaço? Existem maneiras mais eficientes de usar suas instalações? Você poderia subalugar algum espaço não utilizado?
  • Produção: você já avaliou se pode cortar o desperdício e reduzir os custos de seus materiais? Verifique se você pode adaptar seus processos de produção para que sejam mais eficientes, utilizando menos horas de trabalho ou recursos para reduzir os custos de mão-de-obra.

Descobrir os custos reais

O uso do custeio baseado em atividades (custeio ABC) é uma maneira eficaz de encontrar o custo real de atividades comerciais específicas. Isso quer dizer, que você deve atribuir proporções de todos os seus custos, como salários, instalações ou matérias primas às atividades específicas.

A análise inicial pode levar algum tempo, mas o uso do custeio baseado em atividades frequentemente mostra custos (e, portanto, potenciais eficiências), que você normalmente não descobriria usando métodos de custeio mais tradicionais.

Vender mais aos melhores clientes

Você também pode ser capaz de vender mais aos seus clientes mais rentáveis. Considere as seguintes oportunidades:

  • Aumentar o ticket médio: venda de mais produtos premium, com valor acima da sua tabela tradicional, para que contribuam para uma maior margem de lucro;
  • Venda cruzada: analisando o que eles compram e oferecendo produtos complementares;
  • Diversificar: identificar uma necessidade e desenvolver novos produtos e serviços para atendê-los.

Encontre seus melhores clientes

Não é apenas sua lista de preços que afeta sua rentabilidade – o tipo de clientes aos quais você está vendendo também pode fazer uma grande diferença.

Considere o princípio de Pareto (frequentemente conhecido como a regra 80/20) e como ele poderia se aplicar ao seu negócio. Em termos simples, este método sugere que cerca de 80% de seu lucro é obtido a partir de 20% de seus produtos ou serviços. A mesma porcentagem de lucro também é frequentemente obtida com a mesma porcentagem de clientes.

O foco em seus clientes mais rentáveis  (mesmo que isso signifique deixar os menos rentáveis)  pode aumentar sua lucratividade, desde que seja tratado com cuidado.

Revise sua oferta

Veja cuidadosamente o que você oferece, a quem você vende e a que preço e veja se você pode fazer melhorias. É uma boa ideia rever seus preços regularmente. Mudanças em seu mercado podem significar que você pode aumentar seus preços sem arriscar as vendas. Entretanto, é prudente testar qualquer aumento de preços antes de torná-los permanentes.

Obtenha o melhor preço dos seus fornecedores

Um dos caminhos mais óbvios para aumentar sua rentabilidade é comprar com mais eficácia. Faz sentido rever sua base de fornecedores regularmente e ver se você pode comprar as mesmas matérias-primas de forma mais barata ou eficiente. No entanto, tente garantir que você mantenha a qualidade ao mesmo tempo.

A identificação de suas principais áreas de despesas mostrará onde você gasta mais dinheiro. Quando você souber para onde seu dinheiro está indo, procure melhorar sua margem por aí. Tente negociar com seus fornecedores, pergunte se você pode ter reduções de preços ou descontos para pagamento antecipado.

Considere usar seu status de cliente valioso para acordar contratos de longo prazo ou gastos mínimos anuais realistas, com fornecedores regulares para obter um preço melhor. Você também poderia comprar como parte de um consórcio com outras empresas similares. Se você não conseguir um negócio melhor, considere a possibilidade de mudar para outros fornecedores.

Analise o número de fornecedores que você utiliza. Comprar de demasiados fornecedores pode ser ineficiente,  isso consome mais tempo e dilui seu poder de compra. Entretanto, evite colocar todos os seus negócios na mão de um ou dois fornecedores, porque isso pode deixá-lo muito vulnerável se as coisas derem errado.

Como evitar impostos desnecessários na importação 

Um ponto muito importante na hora de reduzir custos e aumentar a lucratividade é saber enquadrar os produtos importados nas categorias corretas, para que estes, não sejam taxados incorretamente. Porque, como todos nós sabemos, os impostos são os grandes vilões dos importadores. Tome cuidado, com custos de logística e despesas de transporte maiores do que o esperado ou necessário – saber contratar fretes internacionais e traçar boas rotas para os produtos chegarem até o seu estoque é fundamental.

Você quer saber quais impostos para importação precisa pagar? Veja um panorama das alíquotas praticadas no Brasil hoje, as bases de cálculos detalhadas e dicas de como classificar seus produtos.

Por isso, ter uma empresa experiente e com estrutura internacional, auxiliando na sua operação faz toda a diferença, assim é possível focar em outras áreas do negócio enquanto cuidamos da sua importação. Com filiais em Hong Kong e Shenzen na China, a ST Importações sempre está atualizada com as mais novas tendências do setor varejista mundial e permite que você ofereça vantagens competitivas aos seus clientes, muito além da operação de importação.

Grande número de fornecedores e parceiros, em diversas áreas de negócios no exterior, são outro diferencial da empresa. Acordos internacionais com prestadores de serviços da cadeia de importação reduzem custos e garantem a entrega no destino final.

Photo by CHUTTERSNAP on Unsplash