Você está em: ST Importações - Blog
O estado de Santa Catarina vem ganhando destaque no fluxo de mercadoria e recentemente, em 2021, tornou-se o 2º maior estado importador no Brasil. Este fato está ligado diretamente a quantidade de portos marítimos, uma grande concentração de indústrias e empresas logísticas na região litorânea do estado.
Os principais produtos e mercadorias recebidas foram cátodos de cobre, ureia, incluindo solução aquosa em embalagens, além de dispositivos semicondutores fotossensíveis, placas e circuitos fotovoltaicos/LED, policloreto de vinilo e luvas que não cirúrgicas de borracha.
Neste artigo vamos falar um pouco sobre as vantagens de realizar o processo de importação utilizando Santa Catarina como porta de entrada no Brasil. Falaremos também da infra-estrutura que facilita a movimentação de cargas e do TTD 409.
Santa Catarina possui desde agosto de 2019 uma autorização de tratamentos fiscais diferenciados, o TTD 409, onde o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS),
realizadas por empresas estabelecidas no Estado contam com a possibilidade de redução de impostos que incidem sobre os mesmos. Isso só é possível, se a empresa estiver sediada no estado ou utilizar o serviço de tradings que operem de forma legal no território.
O benefício não se aplica a todas as importações realizadas por meio do estado catarinense, e nem é concebido de forma automática. É preciso que seja realizada a elaboração de um processo, que deve ser encaminhado para a Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina. Lembrando que este recurso só pode ser concebido em importações diretas, assim como as operações por conta e ordem ou encomenda.
Para entender melhor, o benefício se resume da seguinte forma:
Para quem deseja pesquisar mais a fundo sobre este Tratamento Tributário Diferenciado, a Lei que trata dos requisitos, obrigatoriedades e processo de aplicação é a de nº 17.763/2019.
O estado de Santa Catarina possui 5 portos marítimos e é o único no Brasil com esta concentração portuária e capacidade de transporte a granel com contêineres, o que acaba sendo um diferencial de infra-estrutura e maior facilidade de transporte de cargas.
Segundo o FIESC, em 2019, os Portos de Imbituba, Itajaí, São Francisco do Sul, Navegantes, Itapoá, movimentaram cerca de 46,9 milhões de toneladas. Enquanto, o Porto de Itajaí e Itapoá, ocuparam neste mesmo ano, a 2ª e a 4ª posição, respectivamente, no ranking dos portos brasileiros no quesito movimentação de contêineres, representando 19,4% do total realizado no País.
Esses números, apenas demonstram a importância do estado a nível nacional em termos de fluxo de mercadorias em seus portos.
Santa Catarina possui 5 portos marítimos que são:
Essa concentração portuária no estado permite um grande fluxo de mercadorias, com uma diversidade de tamanhos de contêineres, como por exemplo, no Porto de Navegantes, que possui um cais linear de 900 m com 3 berços de atracação e pátio de aproximadamente 400 mil m².
Ou ainda, no caso do Porto de Itapoá, que conta com 2 atracadouros de atracação com área linear de 800 m e cerca de 250 mil m² de pátio, com capacidade de transporte de navios com mais de 300 metros de comprimento.
Além dos portos marítimos citados acima, o estado possui ainda uma ótima infra-estrutura rodoviária, o que facilita o uso dos terminais portuários. Os portos de Imbituba, Itajaí e Navegantes, todos praticamente à beira da Rodovia BR 101, que interliga ou é rota de fácil acesso às principais cidades brasileiras.
Vale ressaltar que, a BR 101 é duplicada e permitindo o fluxo de veículos pesados para o transporte de mercadorias aos portos, aumentando a capacidade de escoamento de produtos. Para você que não conhece a região, é válido descrever que nas proximidades dos portos existem inúmeras empresas de logísticas com docas bem estruturadas e frotas enormes para dar conta desse volume de mercadorias recebidas.
A ST Importações possui escritório em Santa Catarina, além de um depósito central para o armazenamento de mercadorias. Quem precisa de auxiliar no processo de importação, certamente vai querer contar com uma operação especializada e totalmente segmentada para facilitar o fluxo de informações e formalização de seus acordos internacionais.
Então, se você está procurando por empresas de importação em Santa Catarina, dê uma olhada em nossa página de soluções. A ST Importações oferece segurança para seu negócio e confiança em suas operações. O time de especialistas vão te passar todas as orientações necessárias para você encontrar uma solução personalizada. O atendimento é feito totalmente online para sua maior comodidade.
Photo by Paul Teysen on Unsplash