Você está em: ST Importações - Blog

Como fazer a prospecção de fornecedores no exterior

Como fazer a prospecção de fornecedores no exterior

Encontrar o fornecedor certo para sua ideia de produto pode ser um desafio. Se possível, você deve encontrar um com o qual você goste de trabalhar, e eles também devem lhe fornecer um produto de qualidade a um preço justo.

Aqui estão as etapas existentes para encontrar um fornecedor, e algumas das muitas considerações que você terá que fazer ao longo do caminho.

Defina o que você está procurando em um fornecedor

Que tipo de fornecedor você está procurando? De fabricantes à atacadistas e distribuidores, existem diferentes tipos e aspectos envolvidos numa operação. Alguns lidam com todas as tarefas que mencionamos, enquanto outros são especializados em áreas específicas.

Os 3 tipos mais comuns de fornecedores incluem:

  • Um fabricante que produzirá sua ideia de produto;
  • Um fornecedor que também funciona como fabricante, atacadista ou distribuidor e compra produtos de marcas existentes;
  • Um fornecedor que atende a pedidos de marcas e produtos pré-existentes;

Certifique-se de saber o que você está procurando em um fornecedor, antes de fazer uso de seus serviços.

As principais vantagens dos fornecedores estrangeiros

O abastecimento de seus produtos no exterior é geralmente mais acessível, pois os custos de fabricação podem ser mais baratos em outros países. Negociar com fornecedores estrangeiros também pode te levar a encontrar produtos de boa qualidade.

Lembre-se que cada país possui suas especialidades na fabricação de determinados suprimentos. Você pode descobrir que um país é ótimo para produzir couro fino, enquanto outro é perfeito para criar calçados ou roupas usando esse couro.

Em uma nota semelhante, ao utilizar fornecedores estrangeiros, você pode importar tecnologias e processos potencialmente novos e melhores, que podem levar a produtos inovadores no mercado brasileiro e com maneiras mais eficientes e baratas de fazer negócios. Novos parceiros também podem ter ideias para um melhor marketing, vendas e outras práticas para ajudar você a vender mais.

Os fornecedores no exterior também aumentam a capacidade de suprimento para as suas necessidades de fabricação. Quando você se limita a um fornecedor, há risco de ficar na mão em algum momento – se ele tiver algum problema. Eles podem ter problemas para cumprir suas promessas. Ao ampliar sua cartela de contratos de fornecimento, você terá mais opções e diminuirá o risco.

As principais desvantagens dos fornecedores estrangeiros

É importante compreender algumas das desvantagens dos fornecedores estrangeiros, pois sempre há empecilhos, então é preciso considerar os diversos fatores envolvidos.

Como alguns fornecedores ou países às vezes têm padrões de fabricação e mão-de-obra mais baratas, a qualidade percebida de seus produtos pode ser menor aos olhos de seus clientes. Também podem surgir barreiras linguísticas e de comunicação, e as diferenças culturais nas práticas comerciais podem ser um desafio para a negociação.

Além disso, os prazos de entrega podem ser mais longos, e as mercadorias também têm que passar pelos requisitos básicos para realizar importação, assim como obter liberação na alfândega, pagar impostos e contratar diferentes modalidades de transporte, a depender de onde vem.

Onde encontrar fornecedores no exterior

Quando se pensa em fornecedores internacionais, logo se pensa em marketplaces como o Alibaba.com, AliExpress e eBay, e podem ser considerados por importadores de grande porte como uma porta de entrada para conseguir novos contatos. Porém, você estará na superfície e buscando empresas com foco em varejo e não atacado, muitas vezes, então será necessário ir mais fundo nos resultados da busca, do que está acostumado a fazer para encontrá-los.

Saiba que muitos fornecedores estrangeiros trabalham com agentes locais no Brasil, que podem ajudar você a encontrar os fornecedores certos. Antes de contratá-los, confirme se eles estão dispostos a te dar referências e se possuem boa reputação no mercado.

Como avaliar o seu fornecedor no exterior

O próximo passo é chegar até os fornecedores e iniciar uma conversa. Pessoalmente, em uma feira de negócios, você tratará disso com um aperto de mão. Mas online, você deve ter uma estratégia cuidadosamente elaborada.

É importante que você faça sua devida avaliação. Ao encontrar um fornecedor que atenda seus critérios e tenha um produto que lhe interesse, você deve passar algum tempo em seu site e página de catálogo para entender mais sobre os materiais, dimensões e qualidade do que é oferecido ou fabricado por ele. E não saia de lá, até que consiga identificar qual é a especialidade deles.

Dê uma olhada nos mercados que eles atendem. Eles atendem ao seu país? Se sim, então eles provavelmente têm todas as certificações necessárias. Caso contrário, eles podem estar ansiosos para abrir esse mercado (e assim lhe dar um bom preço). É bom ter uma ideia destas coisas antes de abrir linhas de comunicação.

Você também pode utilizar ferramentas especializadas para obter informações mais aprofundadas, como por exemplo, a Logcomex Search, onde é possível encontrar detalhes até mesmo de embarques que esse fornecedor realizou.

Perguntas que você deve fazer antes de fechar um pedido

A verificação do fornecedor é importante especialmente, se você não quer nenhum fornecedor desonesto que pode enganá-lo, te dar um golpe e depois sumir. Por isso, o principal ponto é verificar o histórico da empresa. Mas não confie apenas no que está no site institucional ou no papo do vendedor.

  • Peça se eles podem lhe enviar cópias de documentos oficiais
  • Licença comercial
  • Registro de empresas
  • Certificados
  • Patentes
  • Confira essas informações nos documentos recebidos:
  • Capital Registrado
  • Ano de registro
  • Escopo de negócios registrados
  • Gestão de qualidade
  • Conformidade do produto

Dicas: O capital registrado e o sistema de gestão de qualidade da ISO 9001 podem significar pouco agora, mas vamos tomar isso como uma obrigação para peneirar aqueles fornecedores, não qualificados num primeiro momento.

  • Verifique a presença da empresa na internet

Vá até o Google e digite a razão social da empresa e leia matérias e páginas relacionadas nas buscas, de preferência verifique se os dados como e-mail, contatos e número da empresa estão batendo com os recebidos nos documentos.

  • Verificar se eles têm registros em dados alfandegários
  • Eles têm registros estáveis de exportação?
  • Quem são alguns de seus clientes?
  • Chamada telefônica ou videochamada

Você pode achar frustrante se comunicar em outro idioma por telefone, mas é necessário fazer com um telefonema rápido e sentir se eles estão dizendo o mesmo que escrevem. Faça algumas perguntas que lhe interessam, sobre a empresa, os produtos e assim por diante.

Verifique se as informações fornecidas por telefone, correspondem ao restante coletado, como as exibidas on-line, em catálogo ou documentos apresentados pela empresa. Muitas fábricas tendem a fazer promessas que não podem cumprir para ganhar pedidos.

Como se prevenir de golpes e validar pedidos

Aqui vão algumas dicas para você evitar golpes e validar o seu primeiro pedido com um novo fornecedor.

Solicitar amostras de produtos

Antes de comprar qualquer coisa de um fornecedor estrangeiro, insista em receber uma amostra do produto. A principal razão para solicitá-la é garantir que você conheça a qualidade do material utilizado, acabamento, dimensões e em quanto tempo ele chegará até o seu destino.

Solicitando um orçamento

Uma vez que você tenha reduzido sua lista de potenciais fornecedores a contactar, você vai querer um pedido de cotação.

Entretanto, antes de sair perguntando quanto a sua ideia de produto vai custar, seria sábio planejar sua comunicação. Faça uma lista de perguntas que precisará fazer para obter os detalhes que necessita para tomar sua decisão.

Quantidade mínima do pedido, preço da amostra, preço médio de produção, tempo de entrega e condições de pagamento são todos bons itens a serem perguntados. Não seja muito apressado em obter resposta a todas as suas perguntas, mas à medida que você desenvolve um relacionamento com os fornecedores, certifique-se de ter uma compreensão clara de como eles funcionam.

Visita a fábrica

É claro que nem sempre é viável sair do Brasil e ir até outro país visitar a fábrica de um potencial fornecedor, mas a depender do tamanho do seu pedido, nível de exigência do seu produto e volume de pedidos estimados. Talvez seja importante incluir essa despesa no seu orçamento, pois nada substitui ainda a presença física para tirar suas conclusões.

Finalizar o acordo

Agora você está pronto para finalizar um acordo com um fornecedor estrangeiro. Certifique-se de ter tudo por escrito, pois normalmente surgem problemas quando existem barreiras linguísticas. Alguns pontos-chave de um contrato entre um fornecedor no exterior e um importador nacional, incluem produtos específicos, tais como preços, condições de pagamento, condições de envio e entrega.

Comece já a procurar seu fornecedor

Há aparentemente infinitas oportunidades de fornecimento de produtos no exterior graças à globalização e a Internet. Seguindo estes simples passos, você estará a caminho do sucesso.

Agora, se você quiser ser atendido por uma empresa que poderá te auxiliar na verificação de fornecedores, a equipe da ST Importações é altamente especializada, proporcionando agilidade e  segurança às suas operações de comércio exterior.

Além de ser especialista em certificações de vastas linhas de produtos, adequando-os às normas brasileiras. Temos diversas soluções de porta a porta para o processo de importação e nos encarregamos de todas as etapas para que sua empresa mantenha todo o foco necessário em seu negócio principal.