Você está em: ST Importações - Blog

Simulador de impostos de importação: como usar

Simulador de impostos de importação: como usar

Saber quais os requisitos, taxas e impostos de importação são requeridos por lei e normas são burocracias necessárias para manter a segurança, estabelecer padrões de qualidade e estimular a concorrência leal entre empresas nacionais e estrangeiras. A seguir, te contamos mais sobre como utilizar simuladores gratuitos para realizar cálculo de tributação corretamente.

O que eu deveria saber sobre as exigências de importação 

Cada país tem suas políticas e controles aduaneiros particulares, e que podem ser acompanhados por diferentes e complexos sistemas de tributação, como o brasileiro. Com a segunda maior arrecadação de impostos do mundo, eles representam 33,9% do PIB do país.

Conhecer mais profundamente as exigências de importação e buscar informações específicas pode economizar dinheiro e ajudá-lo a encontrar diferentes oportunidades.

Por exemplo, você sabia que em maio de 2022 o Ministério da Economia aprovou um corte de 10% nas taxas de impostos sobre as importações? Essa medida cobre aproximadamente 87% dos bens tarifários e estará ativa até 31 de dezembro de 2023. Com isso, espera-se conter os efeitos da inflação no mercado nacional.

Portanto, basicamente, antes de importar estude os regulamentos e impostos e não deixem de ler e ouvir notícias atualizadas, para não perder oportunidades favoráveis como estas.

Você quer saber qual taxa de importação e impostos para importação precisa pagar? Então, está no lugar certo. Aqui no nosso blog, você encontra no artigo Taxa de importação: Considere essas taxas e impostos ao fazer um orçamento de importação, um panorama das alíquotas praticadas no Brasil hoje, bem como uma base de cálculo detalhada e dicas de como classificar seus produtos.

Prepare suas embalagens e etiquetas

Outra coisa importante a ser considerada antes de iniciar qualquer processo de importação são as exigências brasileiras para embalagem e rotulagem.

As embalagens e rótulos dos produtos internacionais que entram no Brasil devem respeitar o Código de Defesa do Consumidor aprovado em 1990.

De acordo com o site da Anvisa, o produto embalado deve oferecer ao consumidor informações corretas, legíveis, claras e precisas sobre qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, origem, data de validade e riscos à saúde e segurança.

Você está entrando no universo das importações e quer um guia rápido dos requisitos básicos de como importar? Então, depois de terminar essa leitura, vá para os requerimentos básicos para importar no nosso país.

Multas e penalidades por não seguir as exigências de importação no Brasil

Há uma grande variedade de multas e penalidades se você não cumprir com os requisitos de importação do Brasil. A seguinte lista de itens está listada nos regulamentos aduaneiros e pode ser emitida separadamente ou cumulativamente:

  • Confisco da mercadoria (que pode ser convertida em multa);
  • Multas;
  • Sanções administrativas, inclusive:
    • advertências;
    • suspensão ou cancelamento do registro de importação, licença, autorização para desembaraço aduaneiro e procedimentos relacionados.

Portanto, as multas não são necessariamente as mais pesadas, pois erros e omissões graves podem afetar as mercadorias tratadas e sua própria autorização para negociar com empresas estrangeiras.

Simuladores de importação on-line disponíveis 

Existem alguns simuladores de impostos de importação online que você pode utilizar gratuitamente, para facilitar os seus cálculos. Veja 3 (três) deles:

No tópico a seguir veja como utilizar detalhadamente o mais popular dentre eles.

Como utilizar um simulador de impostos de importação

Agora, vamos te explicar o passo a passo de como fazer uso do Simulador do Tratamento Tributário e Administrativo das Importações disponível no site da Receita Federal.

Para realizar a simulação será necessário informar os seguintes dados:

  1. O código NCM (classificação fiscal da mercadoria) no primeiro campo do simulador. Caso você não saiba o número, realize uma pesquisa descrevendo a mercadoria e clicando no botão “Pesquisar código NCM”.
  2. Informe o valor aduaneiro da mercadoria;
  3. Qual a moeda correspondente ao valor informado no campo anterior.

Após o preenchimento dos três campos anteriores, você obterá quais tratamentos tributários e administrativos a mercadoria que está importando será sujeita.

Assim, você antecipa as alíquotas que podem incidir sobre a sua próxima importação, assim como o montante dos tributos devidos, calculados conforme os dados fornecidos.

Vale a pena consultar os outros simuladores citados anteriormente, para consultar os controles administrativos que a sua importação estará sujeita, pelos órgãos ou agências da administração pública federal.

E aí, conseguiu entender o que considerar antes de importar? Esperamos que os conteúdos exclusivos que a ST Importações vem produzindo no blog possam auxiliar os importadores brasileiros a realizar transações mais seguras. Leia mais artigos sobre importação aqui.

Foto de Leeloo Thefirst.