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Terminal de carga é uma instalação de transporte, onde mercadorias ou cargas em contêineres são transferidas para outros transportadores ou armazenadas, para posteriormente serem enviadas para outros locais.
O transporte marítimo representa 90% do comércio internacional. No Brasil, mais de 80% de todas as operações de importação e exportação são feitas por via marítima. Vamos saber mais neste artigo, quais são os principais terminais de carga do país, os tipos de terminais e as principais rotas marítimas.
Existem 175 instalações portuárias no Brasil, que consistem em 32 portos públicos e 143 portos privados, incluindo portos marítimos e fluviais. O principal porto do país, com base no volume de carga transportada, é o Porto de Santos, localizado no estado de São Paulo.
Este é de longe o maior porto público, responsável por cerca de 30% de toda a atividade portuária nacional. Estima-se que anualmente mais de US$6 bilhões de mercadorias e mais de 129 milhões de toneladas de carga passam pelo Porto de Santos no comércio de exportação, importação e cabotagem. Além de ser o principal em recebimento de importações e exportações, atua também como um núcleo para os demais portos brasileiros. Por esta razão, movimenta mercadorias relacionadas a todos os setores da economia, e possui instalações para carga geral, contêineres, líquidos e petróleo. Devido à estrutura da economia do país, a maior parte das mercadorias exportadas está relacionada ao agronegócio e ao petróleo.
O modo fluvial está se expandindo cada vez mais. A demanda por portos brasileiros está projetada para saltar para 92% até 2042, totalizando 1,8 bilhões de toneladas. Além disso, o uso da cabotagem no país, até 2025, será de quase 30%. Os dados são do Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT).
Os portos são complexos, incluindo pelo menos um terminal em cada um deles. As instalações maiores contam com uma variedade de terminais para manusear diferentes tipos de cargas. A composição desses terminais determina o papel e a função do porto, onde alguns portos são multifuncionais, enquanto outros podem ser especializados. Os terminais se dividem em três grandes categorias:
Como muitas corporações multinacionais, os operadores de terminais globais são investidores que buscam expandir suas oportunidades de negócios, entrando em novos mercados. Um terminal pode crescer organicamente, mas este é um processo bastante lento. Uma taxa de crescimento muito mais rápida pode ser alcançada através da aquisição de instalações de terminais já existentes em países pouco explorados.
A partir dos anos 90, algumas poucas empresas conseguiram se tornar grandes operadores de terminais globais controlando uma carteira multinacional de ativos de terminais. A maioria deles é originária da Ásia, com quatro grandes empresas dominando, três vindas de um fundo de estivadores e outro de uma linha de navegação:
As rotas de navegação são os caminhos percorridos pelos navios através dos mares do mundo. Nada mais são, do que canais de alguns quilômetros de largura, definidos por pontos de passagem obrigatórios (capas, estreitos, canais), restrições físicas (velocidade atual, profundidade, presença de recifes) e contextos geopolíticos.
Atualmente, os Portos do Brasil têm o desempenho de várias empresas de transporte marítimo de contêineres em navios de longa distância (Maersk, Hamburg Sud, MSC, Happag Lloyd, CMA CGM, Cosco Shipping, Evergreen, Marfret, One, Grimaldi, PIL, Hyundai e Yang Ming).
As rotas de navegação mais movimentadas conectam as áreas de produção e consumo. Os principais exportadores e importadores de produtos químicos são a Europa, os Estados Unidos, Japão e China. Três grandes áreas de foco emergem, portanto, em uma escala global: Europa, América do Norte e Ásia Oriental.
Além disso, a produção química em países como o Brasil, África do Sul, Arábia Saudita e Índia está aumentando rapidamente, enquanto o crescimento da produção na América do Norte e Europa está se estabilizando.
As linhas marítimas que ligam o Brasil e o mundo variam conforme as ofertas das empresas em operação no país e os fluxos de produção e consumo, como citados anteriormente.
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Photo by Maksym Kaharlytskyi on Unsplash